Search
Close this search box.
Qual a rede de proteção mais resistente?

Redes de proteção Polietileno ou Poliamida?

Redes de Proteção de Polietileno ou de Poliamida? Durante décadas se estende um conflito de informações sobre esses dois materiais distintos utilizados na fabricação das redes de proteção. Fato é que mesmo em décadas os materiais continuam sendo os mesmos e bem diferentes um do outro. Existem outros produtos como o poliéster, o polipropileno, o Kevlar também utilizados na produção de fios e cordas. Cada um possui características específicas e capacidades variadas, porém comparando polietileno e poliamida temos que reconhecer que o nylon poliamida é incomparavelmente superior ao polietileno. Nos quesitos de resistência, absorção de impactos, cargas de ruptura, suporte as ações do sol ou de altas temperaturas o poliamida supera o polietileno em até o dobro ou mais. Característica distinta em que para uma rede de proteção o polietileno se sobre sai é apenas por que o polietileno, por ser monofilamento não enxarca com água e o poliamida por ser multifilamentos absorve mais água. Essas diferenças entre as duas matérias primas não interferem nas determinações da NBR 16046 que determina capacidade de carga e durabilidade sem determinar a matéria prima.
O nylon POLIETILENO é um dos plásticos mais conhecidos e difundidos no mundo.
É obtido através da polimerização do etileno, e dependendo das condições em que o processo é realizado, podem-se obter macromoléculas muito grandes, que formam um sólido compacto com alta resistência, chamado PEAD, Polietileno de Alta Densidade, usado na fabricação de produtos como canetas, brinquedos, móveis de jardim etc, ou o PEBD, Polietileno de Baixa Densidade, formado por macromoléculas menores, produzindo um material mais flexível, usado na fabricação de sacolas, embalagens, sacos plásticos entre outros.
O nylon POLIAMIDA Entre as muitas variações do Nylon, um deles, denominado Nyllon 6.6, é uma poliamida que apresenta alta resistência, que pode ser moldado facilmente e não propaga o fogo, tendo larga aplicação na confecção de fibras têxteis e na indústria da pesca.
Foi denominada como a primeira fibra sintética, mais resistente que o aço, mais fina que uma teia de aranha e mais elástica do qualquer fibra natural.
Foi usado com muito sucesso pela industria bélica no período da 2ª Guerra Mundial na fabricação de pára-quedas.

Atualmente este polímero de amidas ou conhecido como Nylon Poliamida é utilizado na fabricação dos mais diferentes artigos como: redes de nylon, cordas e equipamentos para segurança, fitas e cintos de segurança e fins que exijam flexibilidade, resistência e exposição a céu aberto por longos períodos.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Telegram

Outras postagens

Fique por dentro das novidades

Você não pode copiar o conteúdo desta página